quinta-feira, janeiro 29, 2009

...

Hoje levantei-me cedo, 6 e tal da madrugada, já não me levantava a esta hora desde os anos de faculdade.., era noite cerrada e lá me meti a caminho com a mãe que tem urgencia em tirar um Bilhete de Identidade Provisório - coisa que eu não sabia que existia dura um ano, será que depois podemos mudar de nome?? enfim...

Chovia que se fartava, não haviam lugares á porta... uma hora antes de abrir e já tinha uma fila enorme... lá fomos nós para a fila, á chuva, com as patinhas molhadas e frias...

Ainda tive direito a um beijinho rápido, porque o meu D quando quer é um fofo e passou lá andes de seguir para o trabalho..

Pois bem, depois de uma hora á espera, a senhora do guiché, depois de eu explicar que a mãe vai viajar e precisa do BI para o fim de semana diz (com um ar muito ofendido, como se eu tivesse um grave atraso mental):

" Minha senhora, tem que esperar até 3 semanas antes de supostamente lhe entregarem o cartão único"

Ora, isso é exactamente 3 meses e qualquer coisa depois deste fim de semana..

Volto a explicar que preciso para este fim de semana.. e a senhora, agora já vermelha de raiva, levanta a voz e diz:

" é a lei, não posso fazer nada, tem que esperar.."

Eu com muita calma, provavelmente com um papel escarrapachado na cara a chamar uma data de nomes bonitos á senhora (o mais soft que me vem á memória é burra...), mas com muita calma mesmo, falei mais devagar, como se fala com as crianças pequenas. EU PRE CI SO DO BI PARA ESTE FIM DE SEMANA...

A senhora lá se convenceu e deu o impreeso para preencher e ir a outra senhora não menos simpática...

Eu a pensar que já me tinha acontecido tudo, no guiché ao lado, um senhor com cerca de 60 pede ajuda á funcionária para preencher o papel e não é que a otária da senhora se mete aos berros, quando eu digo aos berros estava já tudo a olhar para ela, "O senhor é que tem que preencher... tem que saber escrever e ler... o senhor sabe escrever de certeza. preencha mas é isso"

O senhor muito baixinho voltou a dizer que não sabia e a mulher grita ainda mais alto que ele tem que saber...

O senhor sai, cabisbaixo e envergonhado do balcão para a rua...

Já eu bufava baixinho, quando a inteligencia do "tem que saber ler" se vira para mim, "já viu isto?!? claro que ele tem que saber ler"

GRRRRRRR

Calmaaaaaaaaaaaaaa, muita calma...

Qual calma..., a mim saí-me tudo pela boca fora

"não, desculpe lá... o senhor não tem que saber ler, não tem que saber escrever... a senhora é que tinha que o ajudar."

Sra do tem que saber ler - "passam por aqui muitos que só para não terem trabalho dizem que não sabem, a senhora não tem noção"

" tenho noção sim, sou AS também trabalho com muitas pessoas, mas a sua obrigação era ajudar o senhor, mesmo que fosse por ele não lhe apetecer.."

Virei a cara e não lhe liguei mais...

Mau humor numa segunda de manhã.... credo. ... depois não querem que se diga mal dos funcionários públicos... Eu quando for grande não quero ser assim..

Logo á tarde já há o

Sem comentários: